sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

D E C L A R A Ç Ã O D E F É

Eu e Eu, Ras Geraldinho, Elder da “Primeira Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil”, entidade de Pessoa Jurídica legalmente constituída, venho declarar a fé que move minha alma e minha igreja:

  • O Direito à minha fé:

O direito nato de fé é indiscutível e preenche o espírito que assim declara: “Amarás o Senhor, Teu jah com todo seu coração e com toda a sua alma e com todas as suas forças.
Estas palavras que te ordeno hoje estarão sobre teu coração; e tu as repetirás a teus filhos e falarás delas estando em tua casa e andando pelo caminho e também ao te deitar e ao te levantar.
E as atarás como um sinal em tuas mãos e elas estarão como um lembrete ante teus olhos;
E as escreverás nos umbrais de tua casa e em tuas portas.”
(Deuteronômio 6-5~9).

Santificai-vos, pois, e sede Santos, pois Eu, o Senhor, sou vosso Jah”. (Levítico 20-7)

  • Minha Igreja

Minha fé é a minha igreja, minha igreja é a minha fé. Ela é o sentimento vivo que assim se expressa:

Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos suas façanhas.” (Salmos 9-11)

Edificou Noé um altar ao Senhor e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. Aspirou o Senhor o cheiro agradável; e disse o Senhor em seu coração: não tornareis mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque o intento do coração do homem é mau desde sua juventude; nem tornarei mais a destruir todo ser vivente, como fiz.” (Gênesis 8-20,21)

Quando alguém oferecer ofertas de manjares ao Senhor, sua oferta será de flor de farinha, derramará azeite nela e porá o incenso sobre ela; e a trará aos sacerdotes, filhos de Arão, e dela tomará o sacerdote um punhado da flor de farinha e de seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará esse memorial sobre o altar.
Oferta queimada é de aroma agradável ao Senhor.
E o que restar da oferta será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima de ofertas que se queimam ao Senhor.
O sacerdote tomará uma parte daquela oferta, para memorial, e a queimará sobre o altar; oferta queimada de aroma agradável ao Senhor. O que restar da oferta será de Arão e seus filhos; é coisa santíssima das ofertas que se queimam para o Senhor.
Se ofereceres ao Senhor oferta das primicias, tostarás ao fogo as espigas verdes e o grão esmiuçado e oferecerás como oferta de tuas primícias.
E sobre ele deitarás azeite e porás sobre ela incenso; é oferta.
O sacerdote queimará como memorial parte do grão esmiuçado e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.”
(Levítico 2-1,2,3,9,10,14,15,16)

Moisés fez tudo conforme o Senhor lhe ordenou; assim o fez.
Assim, no primeiro dia do primeiro mês, no segundo ano, o tabernáculo foi erguido.
Moisés levantou o tabernáculo e assentou suas bases e colocou suas tábuas e pôs suas barras e levantou suas colunas.
Levantou a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a coberta sobre ela, em cima, como o Senhor havia ordenado à Moisés.
Tomou o testemunho e o pôs dentro da arca e colocou as varas na arca, e pôs o propiciatório em cima da arca. Depois meteu a arca no tabernáculo, e pôs o véu estendido, e ocultou a arca do testemunho, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Pôs a mesa no tabernáculo de reunião, ao lado norte da cortina, fora do véu, e sobre ela, pôs por ordem os pães diante do Senhor, como o Senhor havia ordenado a Moisés. Pôs o castiçal no tabernáculo de reunião, em frente à mesa, ao lado sul da cortina e acendeu as lâmpadas do Senhor, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Pôs também o altar de ouro no tabernáculo de reunião, diante do véu, e queimou sobre ele incenso aromático, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Pôs também a cortina à entrada do tabernáculo. E colocou o altar do holocausto à entrada do tabernáculo, do tabernáculo de reunião, e sacrificou sobre ele o holocausto e as ofertas, como o Senhor havia ordenado à Moisés.
Pôs a pia entre o tabernáculo de reunião e o altar, e nela pôs água para lavar.
Moisés, Arão e seus filhos lavaram nela suas mãos e seus pés. Quando entravam no tabernáculo de reunião e quando se achegavam ao altar, lavaram-se, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Finalmente erigiu o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pôs a cortina à entrada do átrio. Assim Moisés acabou a obra.
Então uma nuvem cobriu o tabernáculo de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
Moisés não podia entrar no tabernáculo de reunião, porque a nuvem estava sobre ele e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.
Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam em todas as jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até que ela se levantasse.
Porque a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo e o fogo estava de noite sobre ele, aos olhos de toda a casa de Israel, em todas as jornadas.” (Êxodo 40-16~38)
  • A Fé Etíope

A fé da nossa igreja é baseada no conhecimento etíope. A Etiópia é reconhecida com berço religioso do mundo.

Mas um anjo do Senhor falou a Felipe, dizendo: - Levanta-te e anda em direção ao sul, ao caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se chama deserto.
Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto funcionário de Candace, rainha dos etíopes, o qual estava a cargo de todos os seus tesouros e viera de Jerusalém para a adorar, estava de volta e, assentado em seu carro, lia o Profeta Isaías.” (Atos 8-26~28)

  • Meu cabelo e barba como oferta de sacrificio ao meu “Jah”

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem vos recortareis a ponta de tua barba.” (Levítico 19-27)

  • Testemunho de que a Erva Sagrada nos liga ao Espírito Santo

E disse-lhes (Jesus Cristo): - Não vos compete conhecer os tempos ou as épocas em que o Pai reservou pela Sua própria autoridade; mas recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, em Samaria, e até as regiões mais distantes da terra.
Havendo dito estas palavras, vendo-o eles, foi elevado, e uma nuvem o recebeu e o ocultou aos seus olhos.” (Atos 1-7,8,9)

Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar... e lhes apareceram línguas como de fogo, que repartindo-se pousaram sobre cada um deles. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Mas outros, zombando, diziam: - Estão embriagados!
Então, Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: - Varões judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório e prestai atenção às minhas palavras. Pois estes homens não estão embriagados como vós supondes, visto que ainda são nove horas da manhã.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, disse “Jah” que derramarei de meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões e vossos velhos sonharão sonhos; e até sobre meus servos e minhas servas derramarei de Meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
Mostrarei prodígios em cima no céu, e sinais embaixo na terra; sangue, fogo e vapor de fumaça.”
(Atos 2- 1,3,4,13,15,16,17,18,19)

Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13-52)
E não vos embriagueis com vinho, no qual há libertinagem, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5-8)
Porque, se estamos loucos, é para “Jah” e, se somos lúcidos, é para nós.” (2º Corintios 5-13)

  • Jah fala e nos une ao Espírito Santo através da Erva Sagrada.

Passados 40 anos, um anjo apareceu-lhe no deserto do Monte Sinai, na chama do fogo de uma sarça.
Então, Moisés, olhando, maravilhou-se da visão; e aproximando-se para observar, veio a ele a voz de “Jah”: - Eu sou o Senhor de teus pais, o Senhor de Abraão, o Senhor de Isaque e o Senhor de Jacó. E Moisés, tremendo, não se atrevia a olhar.” (Atos 7- 30,31,32)

Nossos pais tiveram no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenou Moisés para que o fizesse segundo o modelo que vira.
Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa.” (Atos 7- 44,47)

O Jah da esperança vos encha de gozo e paz em vosso crer, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo.” (Romanos 15-13)

  • Cremos que a cura está no Espírito Santo

Ora, há diversidade de dons, porém o Espírito é o mesmo. E há de mistérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de atividades, mas “Jah”, que efetua todas as coisas em todos, é o mesmo.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um em proveito comum.
Porque a uns é dado por meio do Espírito a palavra de sabedoria; a outros, segundo o mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, o dom de efetuar milagres; a outros, a profecia; a outros, discernimento de espíritos; a outro diversidades de línguas; e a outros, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito efetua todas essas coisas repartindo a cada um segundo Sua vontade.” (1 Coríntios 12-4~11)

  • A Erva Sagrada na cura e redução de danos

Portanto, não sejais insensatos, mas compreendeis bem qual é a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há libertinagem, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5-17,18)

  • O óleo de unção na minha Igreja

Santos serão a seu “Jah” e não profanarão o nome de seu “Jah”, porque oferecem as ofertas queimadas ao Senhor, e para o pão de seu “Jah”; portanto, serão santos. O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo de unção, e que foi consagrado para vestir as vestes, não descobrirá sua cabeça nem rasgará suas vestes. Nem sairá do santuário, nem profanará o santuário de seu “Jah”, porque a consagração pelo óleo de unção de seu “Jah” está sobre ele. Eu sou o Senhor.”
(Levítico 21-6,10,12)

E tomarás o óleo de unção e ungiras o tabernáculo, e tudo o que nele está, e o santificarás com todos os seus utensílios, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios; e santificarás o altar, e será um altar santíssimo. Também ungirás a bacia e sua base, e a santificarás.”
(Êxodo 40-9,10,11)

  • A Erva Sagrada como alimento

Tornou a dormir (o faraó) e sonhou outra vez: que de uma só cana brotavam sete espigas cheias e boas e que depois delas saíam outras sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental; e as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. E despertou o faraó, e eis que era um sonho.” (Gênesis 41-5,6,7)

Sucedeu também que Ele (Jesus) passava pelas searas no sábado e seus discípulos começaram a abrir caminho arrancando as espigas. Então, os fariseus lhe diziam: Vê, por que fazem no sábado o que não é lícito?
E Ele lhes disse: nunca leram o que Davi fez quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele?” (Marcos 2-23,24,25)

Aconteceu que num sábado, atravessando Jesus algumas searas, seus discípulos arrancavam espigas e comiam, debulhando-as com as mãos. Alguns dos fariseus lhe disseram: porque fazeis o que não é lícito nos sábados? Jesus, respondendo-lhes, disse: nem sequer lestes o que fez Davi quando ele e os que estavam com ele tiveram fome?” (Lucas 6-1,2,3)

Por aquele tempo passou Jesus por entre as searas, num sábado; seus discípulos tiveram fome e começaram a colher espigas e a comer. E os fariseus, ao verem isso, disseram-lhe: eis que teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Mas Ele lhes disse: não tendes lido o que fez Davi, quando ele e os que com ele estavam tiveram fome?” (Mateus 12-1,2,3)

  • Direito religioso ao salário

E permanecei naquela mesma casa, comendo e bebendo o que tenham; porque o obreiro é digno do seu salário, não andeis mudando de casa em casa.” (Lucas 10-7)

Se nós semeamos entre vós as coisas espirituais, será muito colhermos de vós as coisas materiais? Não sabeis vós que os que trabalham nas coisas sagradas comem do templo, e os que servem no altar participam das coisas do altar?
Assim também ordenou o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho.” (1º Coríntios 9-11,13,14)

Disse mais o Senhor a Arão: eis que Eu te dando também a guarda das minhas ofertas; todas as coisas consagradas dos filhos de Israel, por causa da unção Eu tenho dado a ti e a teus filhos, por estatuto perpétuo. Isso será teu das coisas santíssimas, reservadas do fogo; todas as suas ofertas, com todas as suas ofertas, e com todas as suas expiações pela culpa, que me restituirem, serão coisas santíssimas para Arão e para teus filhos. Os primeiros frutos de tudo o que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus, todo o que estiver limpo em tua casa comerá deles. Tudo o que for consagrado por voto será teu.” (Números 18-8,9,13,14)

  • Direto da comunhão com a Erva Sagrada

E havendo tomado um chirum, deu graças e disse: tomai isto e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei mais do fruto da videira até que venha o Reino do Senhor... depois de haver ceado, tomou o chirum, dizendo: este chirum é o novo pacto de Meu sangue, que por vós se derrama. Ele se apartou deles cerca de um tiro de pedra; e de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, afasta de mim este chirum; mas não se faça a minha vontade, mas a tua. E lhe apareceu um anjo do céu para fortalecê-lo.” (Lucas 22-17,18,20,41,42,43)

E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão uns com os outros, no partir do pão e nas orações. Todos os que criam estavam juntos e tinham em comum todas as coisas. Louvando a “Jah” e tendo a simpatia de todo o povo. E todos os dias o Senhor acrescentava à igreja aqueles que iam sendo salvos.” (Atos 2-42,44,47)

E todos seguindo a Moisés, foram batizados na nuvem e no mar, e todos comeram o mesmo alimento espiritual.” (1º Corintios 10-2,3)

Todo natural assim fará estas coisas para oferecer oferta queimada de aroma suave ao Senhor. E, quando habitar convosco algum estrangeiro ou quem quer que esteja entre vós em vossas gerações, e oferecer uma oferta queimada em aroma suave ao Senhor, como vós fizerdes, assim fará ele.” (Números 15-13,14)

Disse mais Moisés a Coré: tú e toda a tua congregação, pode-vos perante o Senhor, tu, eles, e Arão, amanhã. E tomai cada um seu incensário e nele ponde incenso, e trazei diante do Senhor cada um, duzentos e cinquenta incensários; também tú e Arão, cada um com seu incensário, e neles puseram fogo, s sobre eles deitaram incenso, e se puseram à porta do tabernáculo de reunião com Moisés e Arão.” (Números 16-16,17,18)

  • A Erva Sagrada como sacrifício à “Jah”

Sede pois imitadores de “Jah” como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrificio à “Jah”, em aroma suave.” (Efésios 5-1,2)

Ofereçam sacrificios de louvor e publiquem Suas obras com júbilo.” (Salmos 107- 22)

O anjo do Senhor respondeu a Manoá: ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; mas se quiseres fazer holocausto, oferece-o ao Senhor. E não sabia Manoá que aquele era anjo do Senhor. Porque aconteceu que, quando a chama subia do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar ante os olhos de Manoá e de sua mulher, os quais se prostaram em terra.” (Juízes 13-16,20)

Porás também sobre cada fileira incenso puro, que será para o pão como perfume: oferta queimada é ao Senhor.” (Levítico 24-7)

Então uma nuvem cobriu o tabernáculo de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar no tabernáculo de reunião porque a nuvem estava sobre ele e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam em todas as jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até o dia em que ela se levantava. Porque a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo e o fogo estava de noite sobre ele, aos olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.” (Êxodo 40-34~38)

  • O menor e a Igreja

E disse-lhes (Jesus): qualquer que receba esta criança em Meu nome, a mim recebe; e qualquer que me receba, recebe aquele que me enviou; porque o menor entre todos vós, esse é grande.” (Lucas 9-48)

  • Minha fé na Justiça

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos pela fé a esperança da justiça. Se vivemos no Espírito, andamos também no Espírito.” (Gálatas 5-5,25)

Portanto, tomai toda a armadura de “Jah”, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e ventindo-vos com a couraça da justiça.” (Efésios 6-13,14)

Em Cristo, digo a verdade, não minto e minha consciência dá testemunho comigo no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e contínua dor em meu coração.” (Romanos 9- 1,2)

Porque: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo se resume nesta máxima: amarás a teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. Assim, a plenitude da Lei é o amor.” (Romanos 13-9,10)

Não penseis que eu vim para revogar a Lei ou os profetas: não vim para revogá-la, mas sim para cumpri-la. Porque, em verdade, vos digo que, até que passem o céu e a terra, nem um i ou um til jamais passará da Lei até que tudo se cumpra.” (Mateus 5-17,18)

Com a glória e graça do Espírito Santo, esta é minha fé e meu testemunho em meu Pai “Jah”, Rastafari

Ras Geraldinho

Primeira Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Iperó, 16 de janeiro de 2014

Quando o juiz assina uma sentença, firma-se, por assim dizer, um contrato: de um lado o prisioneiro cumpre a sua parte cumprindo a sentença no cárcere. Do outro lado, o governo (tanto executivo quanto judiciário), que quebra todas as suas obrigações, deixando os condenados abaixo da linha da indigência.

A tortura psicológica é formidável, num ambiente propositalmente insalubre e reativo.

O prisioneiro paulista não tem o direito a uma cadeira ou banco. A opção é viver em pé ou deitado/sentado no chão de concreto. Depois de pouquíssimo tempo todos os ossos do corpo começam a doer. 
Imagine passar anos nessas condições!

É importante declarar que sempre fui tratado com todas as regalias dos que não tem potencial de periculosidade, por ser reconhecido como não criminoso. Na gíria de cadeia "zé povinho". Minha experiência é de convívio com a parte mais branda do sistema. Existem cantos deste vale de sombras onde homens são tratados como sobra do que comem os porcos.

Mas, voltando ao meu testemunho, viver literalmente confinado, dezoito horas por dia, dentro de uma LATRINA de oito metros quadrados, descontando o espaço da treliche de alvenaria no meio do "barraco", com oito indivíduos, é experiência que poucos suplantam, é desumano.

O termo LATRINA não é exagero, pois um quarto escuro, com porta de chapa de aço, quatro míseras ventanas de 10 por 30 centímetros na parte da frente, uma janela com grade de aço fechada permanentemente com vidro blindex de aproximadamente 80x100cm, dotado de vaso sanitário e um chuveiro frio de plástico e uma torneira é principalmente um banheiro.
A treliche de concreto é acessório.

Na maioria das casas o banheiro tem essas dimensões, quando não maiores.

O ambiente da cela é inevitavelmente úmido e o cheiro de mofo é padrão.

A válvula de descarga, apesar de funcionar, fica sempre bloqueada. A falta de água é diária, assim como a eletricidade, que cai o tempo todo.

Uma analogia que faço sempre é com a defesa dos animais: se na Babilônia (nossa sociedade) alguém confinar animais nas condições dos presídios paulistas, esta pessoa seria denunciada por maus tratos.

Insetos infestam o ambiente do cárcere; baratas enormes saem do ralo todas as noites; percevejos em profusão sugam a gente durante o sono e os escorpiões são visitantes frequentes do local. O único mamífero que interage com os presos são os ratos, de todos os tamanhos.

A super lotação cria um clima de tensão constante, tanto dentro como fora das celas. 

O ambiente é abafado e fétido e deixa a vida na cadeia no limiar do insuportável.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Iperó, 09 de Janeiro de 2014

Um ano e quatro meses de prisão política.

Que a luz da Divina Sabedoria se derrame sobre nós!

Preso pela ignorância do judiciário brasileiro, sou testemunha das condições desumanas das prisões paulistas, sistema falido e corrupto, onde todos os preceitos de dignidade são ignorados, fazendo das cadeias um depósito de desgraçados indesejados.

Milhares de anos de evolução e não aprendemos nada!
O cárcere, uma das mais antigas instituições sociais continua com os mesmos defeitos dos horrorosos calabouços medievais.

O próprio governo reconhece isso, nas palavras do Excelentíssimo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A Penitenciária Odon Ramos Maranhão, da pequena cidade de Iperó é o espelho da insustentável situação dos presídios paulistas: um complexo prisional que de 3 módulos do projeto original, onde cada um foi dividido ao meio por gigantescas muralhas, hoje conta com 6 raios e um CDP anexo. 
Celas para receber três condenados, hoje entocam oito homens num ambiente insuportavelmente insalubre.
A super população faz da vida dos prisioneiros um inferno.

O Sistema descobriu que não é necessário a tortura física direta, como acontecia durante a ditadura militar, coisa que gerava protesto da sociedade e de órgãos internacionais de defesa dos direitos humanos. Basta operar nos moldes atuais, que são mais eficientes, que ninguém chia e a dignidade mínima é "tratorada" pelo Sistema.

Independentemente da história de cada condenado, quando o juiz decreta uma sentença, um contrato social é firmado entre o Estado e o indivíduo: o preso se compromete ao encarceramento e o Poder Público se obriga a garantir as condições mínimas de sobrevivência dele. 
Estas obrigações básicas são: espaço mínimo de sobrevivência, material básico de higiene, atendimento médico / ambulatorial / odontológico, vestuário, apoio jurídico, para citar algumas.
Nada recebemos. Vivemos na mais cruel indigência.

Em tempo: esta semana fiquei perplexo quando recebi um "sedex" de meus familiares que continha, entre outras coisas, um pacote de cigarros, que foi surrupiado pelos agentes penitenciários. Seria cômico se não fosse trágico.
Nada pode ser feito. Resta-me apenas relatar aqui neste blog.

Que JAH tenha piedade dessas almas atormentadas, tanto as do lado de dentro como as do lado de fora das grades.